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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48127
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Título: | Arteducação emancipatória: o ensino de artes como forma de liberdade do sujeito sob uma perspectiva Freireana. |
Autor(es): | SANTOS, William Paes dos |
Palavras-chave: | Arte; Educação; Arteducação; Paulo Freire; Emancipação; Liberdade |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Citação: | 32p. |
Abstract: | Esta pesquisa busca apresentar como o ensino de Artes está determinado nos documentos oficiais que tratam sobre Educação, de modo que foram observados três desses documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Nessa perspectiva, é analisado se o que está dito nos documentos oficiais realmente é posto em prática, considerando-se para essa análise os aspectos abordados pela Arteducação, ressaltando-se uma breve contextualização histórica sobre essa. Além disso, observa-se sobre o ensino de Artes com um olhar baseado nos pensamentos de Paulo Freire, voltados para uma formação integral que visa a autonomia e a emancipação do sujeito através da sua educação. Por fim, evidenciamos como a Arteducação pode ser um caminho de formação que leva o sujeito a alcançar sua Liberdade por meio das linguagens que o ensino de Artes articula, dentro de um processo pedagógico e sociopolítico nas escolas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48127 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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